Caminhão com suspensão adulterada é retido pela PRF na BR-153

0
18

Este tipo de alteração costuma ser feito para que o veículo possa transportar mais carga, mas a mudança aumenta o risco de acidentes graves e tira a estabilidade do veículo. Caminhão foi retido em Gurupi por causa das adulterações
Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve nesta quinta-feira (20) um caminhão com várias adulterações, inclusive na suspensão, enquanto trafegava na BR-153, a mais movimentada do Tocantins. O flagrante foi durante uma fiscalização de rotina na região de Gurupi, sul do estado.
A alteração na suspensão é popularmente conhecida como ‘molas arqueadas’. Esta mudança costuma ser feita para que os veículos consigam carregar mais carga, mas tira a estabilidade do caminhão e aumenta o risco de acidentes graves. Segundo a PRF, em um acidente do tipo colisão traseira, um carro pode entrar embaixo do caminhão alterado. Já em uma colisão traseira com outro caminhão, a ponta da carroceria pode entrar pelo para brisa e acertar o motorista.
Além da mudança na suspensão, o veículo tinha ainda estava com a placa ilegível, sem disco no tacógrafo, sem as faixas refletivas no para-choque traseiro, transportando carga excedendo a capacidade da carroceira. O motorista não tinha habilitação.
A PRF disse que a condução de veículos do tipo constitui infração grave, com acréscimo de cinco pontos no prontuário da CNH, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até a sua regularização.
Alteração na suspensão aumenta o risco de acidentes graves
Divulgação/PRF
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins