Vestida de Mulher-Maravilha, menina de 10 anos com problema cardíaco é vacinada contra a Covid no Tocantins

0
18

Ela foi a primeira criança a ser vacinada em Cristalândia. A Prefeitura fechou bares e proibiu eventos por causa dos altos índices do coronavírus na cidade. Vestida de Mulher Maravilha, menina de 10 anos é vacinada contra a Covid em Cristalândia
Uma menina de 10 anos usou a fantasia da Mulher-Maravilha para ser vacinada contra a Covid-19 em Cristalândia, no interior do Tocantins. Cardiopata, Emily de Freitas foi a primeira criança da cidade a receber o imunizante e fez questão de demonstrar coragem e força.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos começou nesta quinta-feira (20) no Tocantins. Em Cristalândia as doses para esta faixa etária estão disponíveis na Escola Municipal Dom Jaime. A vacinação começa por crianças com comorbidades e deficiências permanentes e a orientação do Ministério da Saúde é que exista recomendação prévia de um médico antes da vacinação.
A pequena Emily tem um problema no coração e, por isso, está no grupo prioritário. Com roupa, coroa e até escudo da personagem, a criança surpreendeu os profissionais da saúde. A menina ainda levou um cartaz para encorajar outros moradores que já podem se vacinar.
“Super-heroína vacinada”, afirma o cartaz.
Vestida de Mulher-Maravilha, menina de 10 anos é vacinada contra a Covid-19 em Cristalândia
Arquivo pessoal
Os casos de coronavírus estão em alta em Cristalândia. Nesta quarta-feira (19) a Prefeitura da cidade determinou o fechamento de bares e suspendeu todos os tipos de eventos para evitar aglomerações e a disseminação do vírus. Com a decisão, fica proibido realizar shows, apresentações culturais, festas em geral, casamentos, aniversários, confraternizações e similares.
O imunizante infantil
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)
Tobias Schwarz/AFP
A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à aplicada em adolescentes e adultos. Por isso, o governo federal adquiriu uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes (foto acima), apesar de o princípio ativo ser o mesmo.
A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia).
PERGUNTAS E RESPOSTAS: como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Em outubro de 2021, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins