Close Menu
Goianorte 87 FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Goianorte 87 FM quinta-feira, 12 fevereiro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Henrique, da dupla com Juliano, passa férias no Tocantins e se diverte com influenciadores na ‘inauguração de bar’

    fevereiro 12, 2026

    Prefeitura de Palmas e Governo do TO decretam ponto facultativo no Carnaval, e servidores terão quatro dias de folga

    fevereiro 12, 2026

    Carnaval no Tocantins: Veja programação de shows pelo estado

    fevereiro 12, 2026

    Veja prazo e como se inscrever para concurso de prefeitura no TO com salários de até R$ 15 mil

    fevereiro 12, 2026

    Baby do Brasil faz pregação da fé cristã sobre a base de rock que sustenta o repertório do álbum ‘Os arrebatados’

    fevereiro 12, 2026

    Banheira do Gugu, ‘dança da bundinha’ e Jovem Pan: como Shakira conquistou o Brasil

    fevereiro 12, 2026

    Katie Holmes lamenta morte de James Van Der Beek: ‘Muito difícil de assimilar’

    fevereiro 12, 2026

    James Van Der Beek: amigos criam vaquinha e arrecadam mais de 1,2 milhão de dólares para ajudar família

    fevereiro 12, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Baby do Brasil faz pregação da fé cristã sobre a base de rock que sustenta o repertório do álbum ‘Os arrebatados’

    fevereiro 12, 2026

    Banheira do Gugu, ‘dança da bundinha’ e Jovem Pan: como Shakira conquistou o Brasil

    fevereiro 12, 2026

    Henrique, da dupla com Juliano, passa férias no Tocantins e se diverte com influenciadores na ‘inauguração de bar’

    fevereiro 12, 2026

    Prefeitura de Palmas e Governo do TO decretam ponto facultativo no Carnaval, e servidores terão quatro dias de folga

    fevereiro 12, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Goianorte 87 FM
Home»Tocantins»Suspensão de cirurgias eletivas deixa pacientes com medo: ‘Perigoso pegar bactéria’
Tocantins

Suspensão de cirurgias eletivas deixa pacientes com medo: ‘Perigoso pegar bactéria’

dezembro 8, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Segundo a Defensoria Pública, as cirurgias estão suspensas desde o dia 25 de novembro, por conta da dívida com a empresa que presta o serviço de anestesiologia. SES informou que trabalha para agilizar os atendimentos. Suspensão de cirurgias eletivas agrava demora para pacientes na fila no TO
Pacientes da fila cirúrgica estão sem previsão de quando serão chamados para realizar procedimentos recomendados pelos médicos, mas considerados sem urgência. Isso porque vários serviços de saúde, foram interrompidos por falta de pagamento a empresas terceirizadas que prestam serviço para a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A Defensoria Pública Estadual está acompanhando o caso.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a Defensoria Pública, as cirurgias eletivas (não emergenciais) estão suspensas desde o dia 25 de novembro, por conta da dívida com a empresa que presta o serviço de anestesiologia. A suspensão dos serviço impede a continuidade do tratamento desses pacientes, ocasionando risco de regressão do quadro clínico.
É justamente esse o medo da aposentada Marta Santos Silva. Ela espera na fila há quatro meses, após passar por uma cirurgia para retirada de uma câncer de pele no nariz. Marta precisa recorrer a curativos, por tempo indefinido, porque a cirurgia plástica, para remoção do excesso de pele, foi classificada como eletiva e não tem previsão para acontecer.
A idosa foi advertida pelo próprio médico que acompanha seu caso clínico sobre os riscos de infecção por manter a área exposta.
“Eu queria que eles fazessem logo essa plástica aqui no meu nariz. Tem que usar curativos pra tampar porque o médico falou que é perigoso ficar destampado, perigoso pegar bactéria”, conta.
Aposentada espera cirurgia plástica há quatro meses.
Reprodução/TV Anhanguera
A Secretaria Estadual de Saúde disse em nota que a paciente Marta Santos Silva consta na fila da Central Estadual de Regulação atendida como uma cirurgia na especialidade de cabeça e pescoço e outra em plástica, sendo a última realizada no dia 29 de agosto e sem solicitação em aberto.
A Defensoria Pública notificou a SES para realizar os pagamentos e retomar de maneira urgente a fazer as cirurgias eletivas e o transporte de passageiros para tratamento fora de domicílio, e solicitou informações detalhadas sobre o total de pacientes dependentes desse serviço.
“O Estado não consegue operacionalizar todos os serviços sozinhos, então ele tem uma rede Alguns hospitais privados prestam serviço para o SUS. E uns estão recebendo em dia, outros não, isso viola a lei, viola a ordem cronológica. O Estado não pode pagar desigual, ele tem que pagar de acordo com o faturamento e de acordo com a ordem cronológica”, explica o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador no Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa).
Pensionista está na fila para fazer cirurgia há dois anos
Reprodução/TV Anhanguera
A espera tem sido ainda mais longa para o pensionista Milton Lima Aguiar. Ele está na fila por uma cirurgia para retirada de hérnia no estômago há dois anos. A demora no procedimento fez com desenvolvesse problemas no sistema digestivo, por conta do excesso de medicamentos que precisa tomar para aliviar a dor.
“Mesmo tomando medicação, ainda estou me sentindo muito mal. Hérnia de disco, lombalgia, mialgia… estou tentando amenizar com as outras medicações”, relata.
A SES disse, em nota, que Milton consta no sistema de gerenciamento de fila de espera de procedimentos eletivos junto ao município de Palmas e não consta encaminhamento cirúrgico para o Estado. (Veja íntegra da nota abaixo)
Mecânico aguarda por cirurgia para colocar prótese no quadril
Reprodução/TV Anhanguera
Diagnosticado com um problema no quadril, Clariton Oliveira Canedo, é mais um na fila de espera por cirurgia eletiva para colocar prótese.
“Desde o começo [do problema] a dor é insuportável. Não consigo fazer nada porque a minha profissão é mecânico e eu não posso pegar peso nenhum”, lamenta.
A SES afirmou que Clariton já foi atendido por uma das unidades contratadas pela pasta e, devido à complexidade do caso, foi redirecionado para o Hospital Geral de Palmas. Disse ainda que a unidade trabalha para conseguir o agendamento do novo procedimento.
LEIA TAMBÉM
Meteorologista alerta para fenômeno que pode provocar chuvas intensas no Tocantins
Menino de 11 anos com paralisia cerebral se emociona ao ver carreata em homenagem às medalhas que ganhou; VÍDEO
Veja o que diz a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a paciente Marta Santos Silva consta na fila da Central Estadual de Regulação (CER) atendida com uma cirurgia na especialidade Cabeça e Pescoço e outra em Plástica, sendo a última realizada em 29/08/2024 e sem solicitação em aberto.
A SES-TO destaca que o paciente Clariton Oliveira Canedo já foi atendido por uma das unidades contratadas pela Pasta e devido a complexidade do caso foi redirecionado para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e a unidade já trabalha para o agendamento do novo procedimento.
Sobre o paciente Milton Lima Aguiar, a SES-TO esclarece que ele consta no Sistema de Gerenciamento de Fila de Espera de Procedimentos Eletivos, em acompanhamento ambulatorial junto ao município de Palmas e sem encaminhamento cirúrgico para o Estado.
Por fim, a SES-TO pontua que tem trabalhado para agilizar os atendimentos da população que necessita de cirurgias eletivas, em todo o Estado e só em 2024 já foram retiradas quase 16 mil pessoas da fila da CER.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Henrique, da dupla com Juliano, passa férias no Tocantins e se diverte com influenciadores na ‘inauguração de bar’

fevereiro 12, 20260 Visitas

Prefeitura de Palmas e Governo do TO decretam ponto facultativo no Carnaval, e servidores terão quatro dias de folga

fevereiro 12, 20260 Visitas

Carnaval no Tocantins: Veja programação de shows pelo estado

fevereiro 12, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025526 Visitas

Governador nomeia Osires Damaso como presidente do Ruraltins

fevereiro 25, 202553 Visitas

Existe código de vestimenta no Grammy? Questionamento surgiu após Bianca Censori, mulher de Kanye West, aparecer nua na premiação

fevereiro 8, 202538 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202437 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.