Close Menu
Goianorte 87 FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Goianorte 87 FM segunda-feira, 15 junho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Hospital Yano comemora 15 anos com corrida e show em Palmas

    junho 15, 2026

    Prefeito no TO que nomeou seis parentes para trabalhar na prefeitura é condenado por nepotismo

    junho 15, 2026

    Morre indígena que fazia doutorado em Paris e era inspiração para o povo Karajá

    junho 15, 2026

    Empresária procurada por suspeita de fraude em contrato de R$ 139 milhões segue foragida

    junho 15, 2026

    Oliver Tree gravou com artistas brasileiros antes de acidente: ‘Forró é o melhor gênero do mundo’

    junho 15, 2026

    Ex-namorada de Oliver Tree, Melanie Martinez faz homenagem ao cantor: ‘Fazendo os anjos rirem’

    junho 15, 2026

    Da dança do pombo ao Makossa de Roger Milla: músicas que viraram comemorações em Copas do Mundo

    junho 15, 2026

    ‘Clonagem de carisma’: perfis de IA copiam trejeitos e cenários de influencers para lucrar na internet

    junho 15, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Hospital Yano comemora 15 anos com corrida e show em Palmas

    junho 15, 2026

    Prefeito no TO que nomeou seis parentes para trabalhar na prefeitura é condenado por nepotismo

    junho 15, 2026

    Morre indígena que fazia doutorado em Paris e era inspiração para o povo Karajá

    junho 15, 2026

    Oliver Tree gravou com artistas brasileiros antes de acidente: ‘Forró é o melhor gênero do mundo’

    junho 15, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Goianorte 87 FM
Home»Tocantins»TRE mantém cassação de dois vereadores e anulação de votos do PDT em Goiatins por suspeita de fraude à cota de gênero
Tocantins

TRE mantém cassação de dois vereadores e anulação de votos do PDT em Goiatins por suspeita de fraude à cota de gênero

outubro 21, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão de primeira instância que anulou os votos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições municipais de 2024. Dois vereadores eleitos pelo partido, Valdivino Alves Varão, conhecido como Mosquitim Do Povo, e Carlos Hamilton Aquino Lima, o Biúla, foram cassados conforme votação unânime do recurso.
Conforme uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), para atingir um percentual que contemple a cota de mulheres concorrendo às eleições pelo partido, foi incluída a candidatura de Carla Eduarda da Silva Campos. Na apuração, ela teve apenas dois votos.
Como resultado, ela está inelegível por oito anos e o partido teve os votos anulados, além de outras medidas determinadas em primeira instância. A defesa entrou com recurso pedindo a reforma da primeira sentença, que foi votada pelo TRE na manhã desta terça-feira (21) e mantida.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Sobre a votação do TRE, o advogado Juvenal Klayber, representante de todos os candidatos do PDT no município, informou que respeita a decisão, mas que vai recorrer.
Na votação do recurso, a relatora, juíza Silvana Maria Parfieniuk, citou que para Carla Eduarda, que é esposa do vice-prefeito eleito, José Américo Aquino Sousa Filho, e nora do ex-vereador José Américo Aquino Sousa, figuras conhecidas no povoado Kraôlândia, seria esperado um resultado maior por esse fator – situação que configurou característica de fraude e candidatura fictícia.
Outro ponto abordado, que aponta a fraude é que o Ministério Público Eleitoral identificou que nem o esposo da candidata votou nela. A informação foi apurada de acordo com a sessão de votação do esposo, que é diferente da sessão que recebeu os dois únicos votos de Carla Eduarda.
Também levantou suspeita o fato de que a prestação de contas da candidata tinha o mesmo valor de outros candidatos do partido. Essa padronização e gastos irrisórios na eleição levaram à suspeita de candidatura fictícia para cumprir as exigências legais relacionadas ao gênero.
LEIA TAMBÉM:
PRF apreende mais de 50 kg de cocaína transportada em carro na BR-153
Suspeita de fazer empréstimo de R$ 17 mil no nome da mãe procurou a polícia para denunciar irmãos por abandono, diz delegado
Na época da eleição, o processo também cita que a candidata chegou a afirmar por meio das redes sociais que o candidato dela era outro. A postagem entrou como prova no processo para apontar a fraude.
Com as provas da irregularidade, a relatora manteve a decisão de primeira instância da AIJE e votou pela anulação dos votos do PDT na eleição, a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, inelegibilidade de Carla Eduarda, e cassação do registro ou diploma dos candidatos eleitos vinculados ao partido. Com isso, os mandatos de Mosquitim do Povo e Biúla foram cassados.
O voto da relatora foi acompanhado pelos juízes Wagmar Roberto Silva, Marcelo Faccioni, Rodrigo de Meneses, Antônio Paim e pelos desembargadores João Rodrigues e Adolfo Amaro.
VEJA TAMBÉM: MP Eleitoral pede a cassação do prefeito e vice de Goiatins; saiba mais
MP Eleitoral pede a cassação do prefeito e vice de Goiatins; saiba mais
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Hospital Yano comemora 15 anos com corrida e show em Palmas

junho 15, 20260 Visitas

Prefeito no TO que nomeou seis parentes para trabalhar na prefeitura é condenado por nepotismo

junho 15, 20260 Visitas

Morre indígena que fazia doutorado em Paris e era inspiração para o povo Karajá

junho 15, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Fãs já lotam areia da Praia de Copacabana para o show de Lady Gaga

maio 3, 20251.971 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025527 Visitas

Governador nomeia Osires Damaso como presidente do Ruraltins

fevereiro 25, 202553 Visitas

Existe código de vestimenta no Grammy? Questionamento surgiu após Bianca Censori, mulher de Kanye West, aparecer nua na premiação

fevereiro 8, 202539 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.